segunda-feira, 25 de abril de 2011

O Amor é Descoberto na Adolescência

 


Geralmente, é na adolescência que surge o nosso primeiro amor. Com certeza vocês já ouviram falar da história de amor entre os jovens “Romeu e Julieta”. Assim como na ficção, na vida real também existem casais que lutam em busca do par perfeito. Aquele conjunto de sensações ao avistar a pessoa especial: os olhos brilham, a boca fica seca, a perna bamba, o coração dispara, é algo que não se consegue controlar.
Os relacionamentos afetivos se desenvolvem sempre dentro de um contexto social: a família, o grupo de amigos, a escola, a rua, a cidade, tendo contornos bastante definidos em cada uma das situações. Porém ser amado e amar são uma das coisas mais importantes nesta fase, sendo que muitos têm dificuldade em encontrar sua cara metade graças à timidez, mas atualmente este fator está se tornando cada vez mais raro por causa do ficar, pois ficar por ficar, sem compromisso não gera vergonha e nem compromisso, por isso não substitui o grande amor.
Nessa época, a idealização do amor perfeito é ainda mais forte, porém, tudo isso é passageiro, e somente com o passar do tempo é que conseguimos enxergar o verdadeiro significado deste sentimento.
Talvez o que mais atrapalha nesta fase é a fidelidade, pois na jornada de um adolescente há sempre o inconveniente de desvio de propósitos. São muito comuns as pessoas se relacionarem nessa fase para experimentarem e não para se doarem ao amor.
A dimensão física assume um espaço significativo pelas mudanças no corpo e pela manifestação dos impulsos sexuais. A sexualidade revela-se à consciência humana subitamente com impulso, localizado na dimensão biológica, fisiológica, ainda não compreendida, assimilada ou integrada à personalidade. Nessa etapa da vida, como em todas as outras, esta presente à tensão, seja pelo fato de ser uma realidade nova e única, seja porque se apresenta com um desafio, um chamado que pede resposta.
Felicio Silva...