segunda-feira, 28 de março de 2011

Os Quatro Pilares da Vida

 
pilaresEstes pilares que vou delinear são sem dúvida pontos preponderantes para a felicidade plena do homem no Planeta. Quando falamos nos principais pilares, suportes ou Valores da Vida temos que lembrar que em primeiro lugar deve estar Deus; depois vem a Família; segue o Trabalho; e o Lazer. A ordem deve ser esta mesma, no entanto cada um desses pilares pode ser superposto, porém estando em harmonia um com o outro e muitas vezes em paralelo.
Quando falamos em Deus, estamos falando de uma atenção que precisamos dar ao nosso QS (Quociente Espiritual) isto é algo que está cada vez menos priorizado na vida humana. Houve épocas em que o homem valorizava a sua vida e o sentido de sua existência, valorizava e acreditava nos valores espirituais, o fator Deus tinha importância número um em sua vida.
 A nossa espiritualidade, o que nos transcende, deve estar em primeiro lugar em nossa vida. Nós não sabemos de onde viemos, nem para onde vamos e nem podemos ter a certeza sobre tudo o que a ciência nos oferece…
O homem é um animal composto de matéria e espírito, corpo e alma. O que nos difere dos outros animais é a possibilidade do pensamento reflexivo, do racional, do fato de pensarmos a vida e a morte. Será que as outras espécies pensam a questão alma, a existência, a vida e a morte?
No entanto acreditar em Deus ou não é questão de Fé. Se você é ateu, você tem uma fé ainda que seja na não existência de Deus. Mas se você acredita em Deus, tem Fé em Sua existência. E é para você que eu faço este primeiro questionamento: você acredita em Deus? E aí? Você vive como se ele existisse ou como se ele não existisse?
Agora, para você que não acredita em Deus eu pergunto: você acredita na Vida? Na possibilidade da existência renovada? Na mente humana em desenvolvimento constante? Na evolução da espécie? Bem, se tua resposta é sim para a maioria destas questões, então você acredita no acaso ou em algo determinado pelo universo, pela natureza, pelos cosmos. Ok! Você acredita em Deus. Deus é tudo isso… Se você continuar lendo este texto é porque você é uma pessoa que reflete, que filosofa, que questiona e que, acima de tudo, acredita no pensamento. A propósito o que é o pensamento? Ele vem de nós ou ele vem em nós? Talvez o pensamento esteja aí no cosmos… Seja ou esteja em partículas de Deus…

Vamos agora falar do segundo Pilar. Depois de Deus, sem dúvida deve estar a Família. Ela é a Célula Máter da sociedade, a principal fonte e inicialização da sociedade, da socialização e da educação do ser humano. A família nos fortalece, nos proporciona a força necessária para seguirmos em frente com Deus, com o Trabalho e em um Lazer muito mais saudável. A família nos proporciona a possibilidade de sucessão e seqüência da nossa espécie. Ela é fonte de nossa hereditariedade, ela é a nossa origem e continuação. Percebemos claramente que quando não estamos em harmonia com nossa família, nossa vida não tem alegria plena. Infelizmente nos dias atuais e em grande parte dos países, até mesmo onde imperam o cristianismo, nota-se uma desestruturação familiar em crescimento progressivo.
Os jovens que observam seus pais separados estão desiludidos com a instituição família. Nos Estados Unidos, por exemplo, a metade dos “lares” desmorona-se pouco tempo depois de ter começado. 50% dos casamentos terminam com os filhos ainda pequenos, estas crianças crescem com pais separados. Para eles não existe a família como uma instituição de valor. É normal que eles cresçam já pensando que ocorrerá a mesma coisa com eles, vão se casar e poderão se separar e criar os filhos com outras mães e outros pais que não os genitores.
A família é um pilar de nossa vida que deve ser valorizada e priorizada. Não há como ser feliz em plenitude vendo a família infeliz. Sei que este é um dos pontos mais delicados em que estou tocando, sei que muitos leitores agora estão com problemas familiares e que estão pensando em se separar ou que seus pais estão nesse processo. Bem, é por isso que Deus deve estar em primeiro lugar em nossa vida. Ele é o verdadeiro pilar, é o principal apoio e suporte em todos os momentos de nossa existência. Família que reza unida permanece unida.
De qualquer maneira há momentos que não tem jeito. Há situações em que não se tem como manter uma família unida, embora isso seja triste, há momentos em que não há outra solução. No entanto há partes da família que nunca podem se separar. Não devem se separar: mãe e filhos, pais e filhos e Irmãos. Todos estes estão ligados por sangue, e neste caso, diferentemente dos cônjuges é muito mais triste uma separação.

Vamos ao terceiro Pilar: o trabalho. Sem trabalho não se consegue nada, o homem que vive sem uma atividade financeira não é o mesmo homem que vive do seu trabalho. Como dizia o poeta Gonzaguinha: “a vida é o trabalho e sem o seu trabalho, se morre, se mata, não dá pra ser feliz, não dá pra ser feliz.” É bom lembrarmos que os colegas de trabalho, os colaboradores, são nossa segunda família. Considerando-se o tempo em que estamos juntos, na maioria das vezes é nossa primeira família. Muitos de nós conversamos mais com os colegas de trabalho do que com alguns membros de nossas famílias. Há confidências, troca de informações e desabafos que ficam ali no ambiente de trabalho. É por esse motivo que devemos procurar fazer de nosso ambiente de trabalho, tanto o social como o físico, o mais agradável possível. (a este propósito veja meu texto: Ambiente de trabalho e as relações interpessoais)
Por fim é bom que estejamos em sintonia com nosso QS (quociente Espiritual), é bom que estejamos em sintonia com nossa família e com nosso trabalho, mas se não dedicarmos um tempo para o Lazer, nossa vida ficará sem qualidade e perecerá mais brevemente…
O lazer é o quarto Pilar, é a melhor terapia que podemos fazer. A maioria das vezes custa muito menos do que um tratamento com analista, psicólogo ou psiquiatra e precisamos dedicar só um pouquinho do nosso tempo para o lazer. Para muitas pessoas bastam algumas horas no final de semana, outras precisam de um lazer diário, outras raramente pensam no lazer, mas é bom saber que ele é fundamental para se poder estar em sintonia com os outros pilares: Deus, Trabalho e Família. Da mesma forma ocorre com cada um destes três pilares individualmente, sem um deles os outros não funcionam em sua plenitude. Por exemplo, sem o seu trabalho e a sua dignidade, como pensar no sucesso da família ou do próprio lazer? Sem Deus se perde o sentido supremo da Vida. E como valorizar o trabalho e a possibilidade de transformação e dignidade que ele (o trabalho) propicia se não estivermos em harmonia neste ambiente e com os nossos outros pilares? Em fim você pode fazer a combinação que quiser e verá que um depende do outro para ser Pleno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário